sábado, 14 de maio de 2011

BIOGRAFIA DE PAULO FREIRE
Paulo Reglus Neves Freire nasceu no dia 19 de setembro de 1921 em Recife, no
nordeste do Brasil, e faleceu em 2 de maio de 1997 em São Paulo.
Como estudioso, ativista social e trabalhador cultural, Freire desenvolveu, mais do
que uma prática de alfabetização, uma pedagogia crítico liberadora. Em sua
proposta, o ato de conhecimento tem como pressuposto fundamental a cultura do
educando; não para cristalizá-la, mas como ”ponto de partida” para que ele avance
na leitura do mundo, compreendendo-se como sujeito da história. É através da
relação dialógica que se consolida a educação como prática da liberdade.
Em sua primeira experiência, em 1963, Freire ensinou 300 adultos a ler e escrever
em 45 dias. Esse método foi adotado em Pernambuco, um estado produtor de canade-
açúcar. O trabalho de Freire com os pobres e, internacionalmente aclamado, teve
início no final da década de 40 e continuou de forma ininterrupta até 1964.
Os 16 anos de exílio foram períodos tumultuados e produtivos: uma estadia de cinco
anos no Chile como consultor da UNESCO no Instituto de Capacitação e
Investigação em Reforma Agrária; uma nomeação, em 1969, para trabalhar no
Centro para Estudos de Desenvolvimento e Mudança Social da Universidade de
Harvard; uma mudança para Genebra, na Suíça, em 1970, para trabalhar como
consultor do Escritório de Educação do Conselho Mundial de Igrejas, onde
desenvolveu programas de alfabetização para a Tanzânia e Guiné Bissau, que se
concentravam na reafricanização de seus países; o desenvolvimento de programas
de alfabetização em algumas ex-colônias portuguesas pós-revolucionárias como
Angola e Moçambique; ajuda ao governo do Peru e da Nicarágua em suas
campanhas de alfabetização...
Paulo Freire (1921-1997) representa um dos maiores e mais significantes
educadores do século XX. Sua pedagogia mostra um novo caminho para a relação
entre educadores e educandos. Caminho este que, consolida uma proposta políticopedagógica
elegendo educador e educando como sujeitos do processo de
construção do conhecimento mediatizados pelo mundo, visando a transformação
social e construção de uma sociedade justa, democrática e igualitária..
Na América do Sul, Europa, África, América do Norte e Central, suas idéias
revolucionaram o pensamento pedagógico universal, estimulando a prática
educativa de movimentos e organizações de diversas naturezas. Três filosofias
marcaram sucessivamente a obra de Paulo Freire: o existencialismo, a
fenomenologia e o marxismo sem, no entanto adotar uma posição ortodoxa. Seu
pensamento rompeu a relação cristalizadora de dominação, buscando pensar a
realidade dentro do universo do educando, construindo a prática educacional
considerando a linguagem e a história da coletividade elementos essenciais dessa
prática.
Em Paulo Freire vida, pensamento e obra se juntam. Pensa a realidade e a ação
sobre ela, trabalhando teoricamente a partir dela. Segundo ele, as questões e
problemas principais de educação não são só questões pedagógicas, ao contrário,
são políticas. Sua proposta, a pedagogia crítica, como práxis cultural contribui para
revelar a ideologia encoberta na consciência das pessoas
Seu trabalho revela dedicação e coerência aliados a convicção de luta por uma
sociedade justa, voltada para o processo permanente de humanização entre as
pessoas onde ninguém é excluído ou posto à margem da vida. Paulo Freire provou
que é possível educar para responder aos desafios da sociedade, neste sentido a
educação deve ser um instrumento de transformação global do homem e da
sociedade, tendo como essência a dialogicidade..

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