sábado, 14 de maio de 2011

Moacir gadotti sobre Paulo Freire-III

SABER APRENDER
Um olhar sobre Paulo Freire e
as perspectivas atuais da educação
Moacir Gadotti (*)
Em recente entrevista à Revista Veja de São Paulo (19 de abril de 2000), Thomas
Skidmore, conhecido “brasilianista”, afirmou que o Brasil estava no rumo errado, tentando
copiar modelos do exterior, quando deveria buscar seus próprios caminhos e citou Paulo Freire
como um exemplo de elaboração de uma pedagogia própria, uma solução apropriada aos
problemas brasileiros. “O Brasil, disse ele, age como se não houvesse mais possibilidade de
descobrir novos caminhos. O país produziu o método Paulo Freire de alfabetização, que foi
estado e se tornou famoso no mundo. Ele foi deixado de lado e, em vez de usar a cultura popular
para melhorar o ensino, como propunha Paulo Freire, recorre-se às fórmulas estrangeiras, que
nem sempre ajudam”. Um ano antes, Alvin Toffler, “futurólogo” norte-americano, convidado
pelo Ministério da Educação para falar sobre educação e novas metodologias na era da
informação, apresentou o “Método Paulo Freire” para os convidados dos Ministério, afirmando
que era o mais apropriado para o ensino da informática. Disse que há 50 anos Paulo Freire havia
criado uma metodologia que hoje os jovens utilizam, espontaneamente, numa espécie de
“círculo de cultura”, para ensinar uns aos outros o que aprenderam no uso do computador. Em
poucos dias, eles acabam tornando-se “professores” de informática, o que demonstra a eficácia
do método global de Paulo Freire.
A obra de Paulo Freire tem sido reconhecida mundialmente não apenas como uma
resposta a problemas brasileiros do passado ou do presente, mas como uma contribuição
original e destacada da América Latina ao pensamento pedagógico universal. Não se pode dizer
que seu pensamento responda apenas à questão da educação de adultos ou à problemática do
chamado “Terceiro Mundo”.
(*) Moacir Gadotti, doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Genebra, é professor
da Universidde de São Paulo e Diretor Geral do Instituto Paulo Freire em São Paulo (Brasil). Escreveu
vários livros. Entre eles: Convite à leitura de Paulo Freire (traduzido em japonês, espanhol, italiano,
inglês), A educação contra a educação (francês e português), Pedagogia da práxis (português, espanhol,
inlgês), História das idéias pedagógicas (português, espanhol), Perspectivas atuais da educação e
Pedagogia da Terra. Seu livro Paulo Freire: uma biobibliografia, com cerca de 800 páginas, é o trabalho
mais completo disponível sobre a vida e a obra de Paulo Freire. No número 10 da revista Educação,
Sociedade & Culturas, publicado pelas Edições Afrontamento da cidade de Porto em outubro de 1998 e
dedicado especialmente a Paulo Freire, publicou um artigo relatando sua convivência com Freire, com o
título “Lições de Freire”. Em março de 2000 participou, na Universidade Lusófona de Humanidades e
Tecnologias, em Lisboa, do “I Colóquio das Ciências da Educação”, cujo tema central foi “Educar,
Promover, Emancipar. Os contributos de Paulo Freire e Rui Grácio para uma pedagogia emancipatória”,
onde apresentou o tema “Cruzando fronteiras: teoria, método e experiências freireanas”.
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Nesse contexto, a pergunta inicial que podemos fazer, para iniciar uma conversa sobre
“Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação”, é esta: Quais são as contribuições mais
destacadas de Paulo Freire e que lhe deram tamanha notoriedade?
Creio que a validade universal da teoria e da práxis de Paulo Freire está ligada
sobretudo a quatro intuições originais:
1ª - Ênfase nas condições gnosiológicas da prática educativa. Toda obra de Paulo
Freire está permeada pela idéia de que educar é conhecer, é ler o mundo, para poder transformálo.
Ele destacou, desde o início, a importância das metodologias, o que é muito atual. Foi
acusado de não dar valor aos conteúdos e, por isso, de ser espontaneista e não-diretivo. Na
verdade ele não foi nada disso: seu pensamento estava fortemente orientado por um projeto
político-pedagógico cujo conteúdo era a libertação. As críticas de espontaneísmo e de nãodiretividade
não procedem.
2ª Defesa da educação como ato dialógico e, ao mesmo tempo, rigoroso, intuitivo,
imaginativo, afetivo. Paulo destaca a necessidade de uma razão dialógica comunicativa. A teoria
do conhecimento de Paulo Freire reconhece que o ato de conhecer e de pensar estão diretamente
ligados à relação com o outro. O conhecimento precisa de expressão e de comunicação. Não é
um ato solitário. Além de ser um ato histórico, gnosiológico e lógico ele contém um quarto
elemento que é a sua dimensão dialógica.
3ª A noção de ciência aberta às necessidades populares ligada, portanto, ao trabalho,
ao emprego, à pobreza, à fome, à doença etc. Seu método, por isso, não parte de categorias
abstratas, mas dessas necessidades das pessoas, capturadas nas suas próprias expressões (valor
da oralidade) e analisadas por ambos, educador e educando. Nos últimos anos Paulo Freire
destacou também as necessidades planetárias trazidas ao debate pela ecologia, como
necessidades humanas fundamentais, ligadas, por exemplo, ao saneamento básico, ao lixo, à
água, à poluição do ar. Dia 17 de abril de 1997, poucos dias antes de falecer, ele falava de
ecopedagogia, afirmando que amava a Terra, os bichos, as plantas. Dizia ele numa entrevista
dada no Instituto Paulo Freire naquele dia: “Quero sem lembrado como alguém que amou os
homens, as mulheres, as plantas, os animais, a Terra”. Um dos seus últimos livros foi À sombra
desta mangueira onde ele fala do prazer de respirar ar puro (uma das necessidades humanas), de
entrar num rio despoluído, de pisar na grama, na areia da praia. E criticava a lógica capitalista
que não valoriza esses prazeres gratuitos e por substituí-los por prazeres vendidos e comprados,
prazeres que dão lucro. O capitalismo tem necessidade de substituir felicidades gratuitas
(necessidades humanas) por felicidades vendidas e compradas, que são, acima de tudo,
necessidades do capital e, muitas vezes, não são necessidades humanas; são necessidades
impostas aos seres humanos, com a finalidade do lucro.
4ª O planejamento comunitário, participativo, a gestão democrática, a pesquisa
participante. Sob influência do pensamento de Paulo Freire hoje no Brasil estão se realizando
muitas experiências educacionais de enorme impacto, relacionadas com a chamada
“Constituinte Escolar”, que utiliza os princípios metodológicos freireanos e com o emblemático
“Orçamento Participativo” no quadro do movimento pela Escola Cidadã, outra expressão
também utilizada por ele nos últimos anos.
O reconhecimento de Paulo Freire fora do campo da pedagogia, demonstra que o seu
pensamento é também transdisciplinar e transversal. A pedagogia é essencialmente uma
ciência transversal. Desde seus primeiros escritos considerou a escola muito mais do que as
quatro paredes da sala de aula. Criou o “Círculo de Cultura”, como expressão dessa nova
pedagogia que não se reduzia à noção simplista de “aula”. Na sociedade do conhecimento de
hoje isso é muito mais verdadeiro já que o “espaço escolar” é muito maior do que a escola. Os
novos espaços da formação (mídia, rádio, TV, vídeo, igrejas, sindicatos, empresas, ONGs,
espaço familiar, Internet...) alargaram a noção de escola e de sala de aula. A educação tornou-se
comunitária, virtual, multicultural e ecológica e a escola estendeu-se para a cidade e o planeta.
Hoje se pensa em rede, se pesquisa em rede, trabalha-se em rede, sem hierarquias. A noção de
hierarquia (saber-ignorância) é muito cara à escola capitalista. Ao contrário, Paulo Freire insistia
na conectividade, na gestão coletiva do conhecimento social a ser socializado de forma
ascendente. Não se trata mais de ver apenas a “cidade educativa” (Edgar Faure) mas de enxergar
o planeta como uma escola permanente.
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Abrir a escola para o mundo, como queria Paulo Freire, é uma das condições para a sua
sobrevivência com dignidade, nessa travessia de milênio. O novo espaço escolar é o planeta
porque a Terra tornou-se nosso endereço, para todos. O novo paradigma educativo funda-se na
condição planetária da existência humana. A planetaridade é uma nova categoria que
fundamenta o paradigma Terra, isto é, a visão utópica da Terra como um organismo vivo e em
evolução, onde os seres humanos se organizam como uma única comunidade, compartilhando a
mesma morada com outros seres e coisas.
Paulo Freire não ficou nessas quatro intuições originais. Ao longo de sua vida
desenvolveu o que continuamos chamando de Método Paulo Freire, distanciando-o de toda
conotação tecnicista. Ele não queria que sua teoria do conhecimento fosse reduzida a uma pura
metodologia. Por isso não se pode destacar os quadro passos do seu método sem entendê-los
no contexto de sua epistemologia. Insisto ainda nesse ponto porque existem muitas leituras de
Freire nas quais ele mesmo não se reconhecia, quer sejam leituras políticas dogmáticas,
sectárias, quer sejam leituras pouco científicas e epistemologicamente pouco rigorosas.
Quais seriam, a meu ver, esses quatro passos do seu “Método”?
1º - Ler o mundo. Paulo Freire insistiu a vida toda nesse conceito chave do seu
pensamento. O primeiro passo do seu método de apropriação do conhecimento é a leitura do
mundo. Aqui deve-se destacar a curiosidade como precondição do conhecimento (interesse,
para Habermas). É o aprendiz que conhece. Palavras geradoras, temas geradores, complexos
temáticos, codificação, decodificação. No seu último livro Paulo Freire insistia ainda na
autonomia do aluno. Dos seus primeiros aos últimos escritos procurou dar dignidade ao
aprendente, respeitando a identidade do aluno. Ele não humilhava ninguém, não considerava o
educador superior ao educando. Para ele jamais um educador poderia ser arrogante. Nada menos
freireano do que um educador arrogante, prepotente. Ele tinha raiva de intelectuais arrogantes,
sobretudo de esquerda. Dizia que fazia parte da lógica da direita o intelectual ser arrogante, mas
na esquerda era uma deformação
2º Compartilhar a leitura do mundo lido. Não posso saber se minha leitura de mundo
está correta a não ser que a compare com a leitura do mundo de outras pessoas. O diálogo não é
apenas uma estratégia pedagógica. É um critério de verdade. A veracidade do meu ponto de
vista, do meu olhar, depende do olhar do outro, da comunicação, da intercomunicação. Só o
olhar do outro pode dar veracidade ao meu olhar. O diálogo com o outro não exclui o conflito.
A verdade não nasce da conformação do meu olhar com o olhar do outro. Nasce do diálogoconflito
com o olhar do outro. O confronto de olhares é necessário para se chegar à verdade
comum. Caso contrário a verdade a que se chega é ingênua, não crítica e criticizada. O outro
sempre está presente na busca da verdade. Esse segundo passo leva à solidariedade. O meu
conhecimento só é válido quando eu o compartilho com alguém. Novamente a comparação com
o pensamento de Habermas, que Paulo Freire tanto admirava: a ação comunicativa é parte da
busca do conhecimento. Não é um ato generoso de compreensão humana do outro. É uma
necessidade ontológica e epistemológica.
3º A Educação como ato de produção e de reconstrução do saber. Conhecer não é
acumular conhecimentos, informações ou dados. Conhecer implica mudança de atitudes, saber
pensar e não apenas assimilar conteúdos escolares do saber chamado universal. Conhecer é
estabelecer relações, dizia Piaget e Paulo Freire completava: saber é criar vínculos. O conteúdo
torna-se forma. Paulo Freire foi combatido pelos conteudistas iluministas porque eles não
chegaram a entender que, em educação, a forma é o conteúdo. Saber em educação é mudar de
forma, criar a forma, formar-se. Educar-se é formar-se. Só muito recentemente os pedagogistas
conseguiram entender essa nova visão da educação quando discutiram a educação do futuro,
como no Relatório Jacques Delors da UNESCO (1998) onde ela está associada a quatro grandes
pilares: aprender a aprender, aprender a fazer, aprender a viver juntos, aprender a ser. Pela
primeira vez perceberam os especialistas em educação que educar é criar vínculos e não decorar
conteúdos. Paulo Freire antecipou-se pelo menos 50 anos com o seu “Círculo de Cultura”,
criando uma metodologia prática que oferece as bases para a construção desses pilares e
rompendo com a noção clássica de “aula”.
4º A Educação como prática da liberdade (libertação). Até aqui creio que o
construtivismo de Piaget também iria. Mas o construtivismo crítico de Paulo Freire foi além,
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afirmando a politicidade do conhecimento. É o momento da problematização, da existência
pessoal e da sociedade, do futuro (utopia). Educação não é só ciência: é arte e práxis, açãoreflexão,
conscientização e projeto. Como projeto a educação precisa reinstalar a esperança.
Nada mais atual do que esse pensamento, numa época em que muitos educadores vivem
alimentados mais pelo desencanto do que de esperança.
Não é fácil entender o pensamento de Paulo Freire. Ele não pode ser lido como qualquer
outra literatura pedagógica, pois ele não queria escrever textos tecnicamente pedagógicos. Os
textos de Paulo são também textos literários e devem ser lidos também como textos literários.
Paulo fora professor de português na juventude e continuou durante toda a vida a apresentar
seus textos de forma literária. Paulo Freire deu o manuscrito de seu último livro Pedagogia da
autonomia para Ângela Antunes, diretora pedagógica do Instituto Paulo Freire, em São Paulo,
para uma revisão e introdução de títulos e intertítulos ao seu texto original, antes de ser enviado
para a publicação. Ângela, professora de português, fez sugestões também de estilo. Por mais
que ela argumentasse com Paulo Freire em favor de algumas mudanças literárias, na discussão
final do texto, ele, em vários momentos, manteve sua primeira redação. Sua primeira redação
era definitiva, mesmo que “inacabada”, dizia ele. Ela era a expressão daquele momento; não era
apenas científica, mas era também poética, literária. Paulo Freire reúne nos seus escritos o estilo
literário, a linguagem científica e a linguagem poética. Não foi assim que foram escritos os
grandes textos filosóficos?
Quais são as fontes primárias do seu pensamento? Que autores o influenciaram ou
tiveram ressonância nele? Em que corrente ou tendência pedagógica contemporânea poderia ele
ser inserido?
Eis algumas perguntas que muitos me fizeram depois de escrever alguns textos sobre
Paulo Freire, principalmente depois do livro Paulo Freire: uma biobiliografia (1996).
Conversei várias vezes com ele sobre isso. Ele sempre se esquivava. Dizia que isso não
era importante. De fato, ele não se interessava muito em saber quais eram os autores ou as
correntes filosóficas que o influenciaram. Eu cheguei a escrever que ele era “inclassificável”
dentro das correntes pedagógicas. Ele não se interessava por exegese, nem da exegese dos seus
textos. Lia-os e relia-los muito para ver se continham equívocos e até para entender-se melhor,
aprofundar suas posições. Por isso, cabe a nós, aos estudiosos do seu pensamento, buscar
responder a essas perguntas.
Creio que duas foram as fontes mais importantes do seu pensamento: o humanismo e o
marxismo. Nesta ordem.
Paulo Freire foi um dos últimos humanistas. Em seus primeiros escritos, principalmente
no seu primeiro livro, ainda inédito Educação e atualidade brasileira (este livro está sendo
editado para ser publicado pelo Instituto Paulo Freire) ele cita com freqüência os filósofos
humanistas cristãos Gabriel Marcel e Jacques Maritain, autores que eram muito discutidos nos
anos 50. Como humanista afirmou e difundiu a crença de que era possível mudar a ordem das
coisas e mostrou como fazê-lo. Para ele a utopia era o verdadeiro realismo do educador.
Embora não se possa falar com muita propriedade de fases do pensamento freireano,
pode-se pelo menos dizer que a influência do marxismo deu-se depois da influência humanista
cristã. São momentos distintos, mas não contraditórios. Como afirma o filósofo alemão
Woldietrich Schmied-Kowarzik, em seu livro Pedagogia dialética, Paulo Freire combina temas
cristãos e marxistas na sua pedagogia dialético-dialógica. Paulo Freire é um dialético. A
educação é uma prática antropológica por natureza, portanto ético-política. Por essa razão, pode
tornar-se uma prática libertadora. O tema da libertação é ao mesmo tempo cristão e marxista. O
método utilizado é que é diferente, a estratégia é diferente. O fim é o mesmo. Encontramos
Hegel como referência desde o início. A relação opressor-oprimido lembra a relação senhorescravo
de Hegel. Depois veio Marx, Gramsci, Habermas. Seu pensamento é humanista e
dialético.A afirmação da utopia como práxis docente e discente lembra o paradigma humanista,
cristão e socialista. O que há de original em Freire, com relação ao marxismo ortodoxo é que ele
afirma a subjetividade como condição da revolução, da transformação social. Daí o papel da
educação como conscientização. Ele afirma o papel do sujeito na história e a história como
possibilidade. A história é possibilidade. Não através de um movimento mecanismo de luta de
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classes, pura e simplesmente, mas pela ação consciente de sujeitos históricos organizados.
Depreendo de Freire que ele admitia que o socialismo é uma utopia que precisa ser renovada
pela educação. Isso havia escapado a Marx e Lênin e aos marxistas em geral que pouca
importância deram à educação. Por isso Paulo Freire foi criticado pelos marxistas ortodoxos.
A relação entre educação e utopia está na base do pensamento freireano. Ela pode ser
resumida em cinco pontos:
1º - Para construir o futuro é preciso primeiro sonhá-lo, imaginá-lo. No seu último
livro, Pedagogia da autonomia, ele critica o neoliberalismo exatamente por negar o sonho, por
ser fatalista, por negar a possibilidade de mudança. Para ele o neoliberalismo se apresenta,
arrogantemente, como a plenitude dos tempos, não reconhece que a história continua se
fazendo. O neoliberalismo afirma o “fim da história” porque não lhe interessa que a história
mude. Interessa sim que ela continua como está.
2º - A pedagogia é um guia na construção do sonho. Não basta sonhar. É preciso saber
como construir o sonho. Paulo Freire apresentou os seus “saberes necessários” para realizar o
sonho. Ofereceu em Pedagogia da autonomia, a mediação pedagógica necessária para
conquistá-lo. Todos os livros de Paulo Freire são livros de pedagogia, isto é, são livros
destinados à educação para construir o sonho.
3º - A pedagogia vê primeiro o futuro, um futuro melhor para todos, a utopia. Depois é
que ela se volta para o presente e para o passado.
4º - A pedagogia freireana é dialógico-dialética. Não mecânica. A dialética continua
válida desde que não exclua a subjetividade. Caso contrário ela se transforma numa mecânica
sem sentido que lembra a divina providência cristã. A dialética mecanicista é idealista e
idealizadora da realidade.
5º - A realidade nasce e morre todos os dias. Se alguém está vivo nasce e morre várias
vezes ao dia. Todos têm direito ao sonho. Sempre é possível recomeçar.
“Um olhar sobre Paulo Freire e as perspectivas atuais da educação”, este foi o título que
ousadamente dei a esta comunicação tentando mostrar a atualidade do seu pensamento. As
perspectivas atuais da educação estão marcadas hoje pela questão do conhecimento. E não é
por acaso. O conhecimento tornou-se peça chave para entender a própria sociedade atual. Falase
em sociedade do conhecimento, às vezes com impropriedade. Mais do que a era do
conhecimento devemos dizer que vivemos a era da informação, pois percebemos com mais
facilidade a disseminação da informação e de dados, muito mais do que de conhecimentos. O
acesso ao conhecimento é ainda muito precário, sobretudo em sociedades com grande atraso
educacional como a nossa.
Hoje as teorias do conhecimento na educação estão centradas na aprendizagem.
Partindo do pensamento freireano, podemos afirmar pelo menos sete teses sobre a construção
do conhecimento.
1ª - O que é conhecer? É construir categorias de pensamento, dizia Piaget. É ler o
mundo e transformá-lo, dizia Freire. Conhecer é tudo isso – construção de categorias de
pensamento, ler o mundo, transformar o mundo – mesmo porque não é possível construir
categorias de pensamento como se elas existissem a priori, independentemente do sujeito que,
ao conhecer, reconstrói o que conhece.
2ª - Como se conhecer? Só é possível conhecer quando se deseja, quando se quer,
quando nos envolvemos profundamente no que apreendemos. No aprendizado, gostar é mais
importante do que criar hábitos de estudo, por exemplo. Hoje se dá mais importância às
metodologias da aprendizagem, às linguagens e às línguas, do que aos conteúdos. A
transversalidade e a transdisciplinaridade do conhecimento é mais valorizada do que os
conteúdos longitudinais do currículo clássico.
3ª O que conhecer? Frente à disseminação e à generalização do conhecimento é
necessário que a escola e o professor, a professora, façam uma seleção crítica, pois há muito
lixo e propaganda enganosa sendo veiculados. Não faltam, também na era da informação,
encantadores da palavra para tirar algum proveito, seja econômico, seja religioso, seja
ideológico.
4ª - Por que conhecer? Conhecer é importante porque a educação se funda no
conhecimento e o conhecimento na atividade humana. Para inovar é preciso conhecer. A
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atividade humana é intencional, não está separada de um projeto. Conhecer não é só adaptar-se
ao mundo. É condição de sobrevivência do ser humano e da espécie, como diz Habermas.
5ª - Conhecimento e interesse. Antes de conhecer o sujeito se interessa por (Habermas),
é curioso (Freire), é esperançoso (Ernst Bloch). Daí a importância do trabalho de sedução do
professor, da professora, frente ao aluno, à aluna. Daí a necessidade da motivação, do
encantamento. É preciso mostrar que “aprender é gostoso, mas exige esforço”, como dizia Paulo
Freire no primeiro documento que encaminhou aos professores quando assumiu a Secretaria de
Educação do Município de São Paulo.
6ª - Todos podem conhecer. Ninguém sabe tudo, ninguém ignora tudo. Todos nos
educamos em comunhão (Freire).
7ª - Só é conhecimento válido o conhecimento compartilhado (Método Paulo Freire).
Nós educadores sentimos falta ainda de outras teses, teses que nos ajudem a entender o
ato de aprender, para entendermos melhor o ato de ensinar. Para nós educadores não basta
saber como se constrói o conhecimento. Nós precisamos dominar outros saberes da nossa difícil
tarefa de ensinar. Precisamos saber o que é e, sobretudo, como aprender. As teses a seguir foram
tiradas de múltiplas vivências, seja da minha prática, seja de teóricos que estudei, mas sobretudo
da convivência de 23 anos com Paulo Freire. Aprendi dele muitas lições. Tivemos oportunidade,
com freqüência, de trocar idéias sobre isso. Paulo, como educador, estava preocupado
constantemente com o ato de aprender, de estudar, de ensinar. Reuno aqui pelo menos sete teses
sobre esse tema.
1ª - Aprendemos a vida toda. Não há tempo próprio para aprender.
2ª - Aprender não é acumular conhecimentos. Aprendemos história não para acumular
conhecimentos, datas, informações, mas para saber como os seres humanos fizeram a história
para fazermos história.
3ª - O importante é aprender a pensar (a realidade, não pensamentos), aprender a
aprender.
4ª - É o sujeito que aprende através da sua experiência. Não é um coletivo que aprende.
5º - Aprende-se o que é significativo para o projeto de vida da pessoa. Aprende-se
quando se tem um projeto de vida.
6ª - É preciso tempo para aprender e para sedimentar informações. Não dá para injetar
dados e informações na cabeça de ninguém. Exige-se também disciplina e dedicação.
7ª - “Quem ensina aprende ao ensinar e quem aprende ensina ao aprender" (Paulo
Freire, Pedagogia da autonomia, 1997, p. 25).
Mencionei acima Edgar Faure e Jacques Delors que coordenaram para a UNESCO
comissões internacionais sobre o estado da arte da educação no mundo, o primeiro em 1970 e o
segundo, vinte anos depois. Na seqüência, gostaria de mencionar um estudo publicado neste ano
por Edgar Morin, encomendado pela UNESCO, sobre a educação do futuro (Sete saberes
necessários à educação do futuro). Além da contratante dos serviços existem outras
coincidências nos três documentos e, sobretudo, a defesa intransigente de uma educação
humanista, com todos os méritos e deméritos desta concepção de educação.
O estudo de Morin confronta-se com o contexto da educação na era da informação. O
conhecimento tem hoje um peso diferente do que tinha na era da indústria. Vivemos numa
época de desconforto, de desasossego. A modernidade nos fez muitas promessas que não foram
cumpridas, nos diz Boaventura Santos em seu livro Pela mão de Alice. O trabalho
desmaterializou-se. Saber fazer hoje tornou-se, por isso, mais cognitivo do que instrumental.
Não basta aprender, pois o conhecimento é polivalente. Importa muito mais aprender a
aprender e aprender a viver juntos, a participar em projetos comuns. Aprender tornou-se
sobretudo fazer uma grande viagem ao interior do ser, com autonomia, saber cuidar de si, dos
outros, das coisas, esses três “grandes mestres” de que nos fala Rousseau no primeiro livro do
seu Emílio. Mais importante do que saber é nunca perder a capacidade de aprender.
Como não concordar com Morin quando ele sustenta que o ser humano é formado por
uma identidade complexa, individual, e uma identidade comum, transpessoal, terrena? Mais do
que terrena, cósmica. Somos seres complexos: loucos e sábios ao mesmo tempo, trabalhadores
e lúdicos, empíricos e imaginativos, consumistas e econômicos, poéticos e prosaicos. É este o
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ponto de partida de Morin dos “saberes necessários à educação do futuro”. Recordemos o que
ele nos diz.
1º - Conhecer o que é conhecer, prestar atenção à “cegueira do conhecimento”. Ao
conhecer, o ser humano pode ser levado ao erro, à ilusão. É um risco que assume todo aquele
que se coloca a caminho do conhecimento. Aprender que o próprio erro faz parte desta busca.
Existe muito conhecimento produzido pela nossa fantasia. Sem querer, mentimos para nós
mesmos. Nossa memória falha. Daí a necessidade de um combate incessante pela lucidez.
2º - Conhecer o que é pertinente. Não aprender por aprender ou aprender qualquer
coisa. Selecionar o que aprendemos. Aprender o global, o complexo, o contexto. Relacionar o
todo com as partes. Superar as antinomias sujeito-objeto, qualidade-quantidade, razão-emoção,
liberdade-determinação, essência-existência, superar a racionalização, isto é, a falsa
racionalidade.
3º - Ensinar a condição humana. O ser humano, na sua existência individual e cósmica,
é tudo o que devemos aprender. Conhecer o sentido das nossas vidas, a origem e o destino do
universo ou, como diz Morin, nossa “identidade complexa” e nossa “identidade comum”, mais
do que terrena. Fazemos parte de um universo em expansão, em auto-organização viva e
permanente. Estamos ligados ao mesmo tempo ao sol, que está ligado ao cosmos.
4º - Ensinar a identidade terrena. Nosso destino comum no planeta. Compartilhamos
com outros seres e coisas, a vida num planeta no qual nosso destino é comum a todos os que
fazem parte dele. Nossa identidade terrena nos liga ao destino cósmico, muito mais do que a
uma sociedade. Educar para adquirirmos e aperfeiçoarmos nossa identidade e consciência
terrenas.
5º - Educar para enfrentar as incertezas. Aprender a navegar no oceano do imprevisto,
do inesperado, do incerto. A incerteza faz parte da história humana. “O futuro permanece aberto
e imprevisível”, nos diz Morin. “O futuro é possibilidade”, nos diz Freire.
6º - Ensinar a compreensão. O fim da comunicabilidade humana não é explorar o outro,
tirar proveito dele, mas compreendê-lo melhor. Educar para superar a visão mercenária e
capitalista de comunicar para manipular. Todos necessitamos de compreensão. Educação
omnilateral, multicultural, integral. Comunicação não apenas racional, intelectiva, mas afetiva e
emocional, intersubjetiva, disponível, aberta a reaprender sempre.
7º - Aprender a ética do gênero humano. O novo paradigma é a Terra. A Terra vista
como uma única comunidade (Leonardo Boff). A ética não se confunde com uma postura moral
individual. Ela representa um comportamento novo face a uma nova compreensão do ser
humano como indivíduo/sociedade/espécie. Não tem sentido sermos inimigos uns dos outros
pois somos hóspedes de uma mesma Terra, cidadãos do mundo. A Terra é uma Mãe-Pátria
comum.
Tudo isso parece muito óbvio, ideal, até idealisado. Por que não fizemos isso até agora?
A distância está entre perceber e fazer. Esperamos fazer tudo isso... mas no futuro. E ficamos
home com a consciência tranqüila. O que Morin e a UNESCO nos querem demonstrar é que
agora temos consciência do que podemos fazer. Não resta dúvida, contudo, que o grau de
generalidade dos discursos das grandes organizações inter-governamentais, das grandes
conferências mundiais de educação, têm muita probabilidade de ficarem no papel. Por que?
Porque em educação não basta estar certo. É preciso que esses grandes ideais da educação sejam
assumidos pelos agentes da educação, pelo coletivo. Não só assumidos, mas legitimados pelo
povo.


Disponível em www.google.com.br- acesso em 14/05/2011

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