sábado, 14 de maio de 2011

O Método Paulo Freire

O "Método Paulo Freire"
Creio que é preciso, mesmo que numa biografia, fazer algumas considerações sobre
o "Método Paulo Freire" uma vez que ele é ainda muito utilizado, com algumas
adaptações, nos dias de hoje em todo o mundo, e quase sempre ao falar-se de
Freire e alfabetização, a compreensão desta é reduzida a puro conjunto de técnicas
ligadas à aprendizagem da leitura e da escrita. É preciso deixar este ponto mais
claro para, sobretudo, quem se inicia em Freire.
O "convite" de Freire ao alfabetizando adulto é, inicialmente, para que ele se veja
enquanto homem ou mulher vivendo e produzindo em determinada sociedade.
Convida o analfabeto a sair da apatia e do conformismo de "demitido da vida" em
que quase sempre se encontra e desafia-o a compreender que ele próprio é também
um fazedor de cultura, fazendo-o apreender o conceito antropológico de cultura. O
"ser-menos" das camadas populares é trabalhado para não ser entendido como
desígnio divino ou sina, mas como determinação do contexto econômico-políticoideológico
da sociedade em que vivem.
Quando o homem e a mulher se percebem como fazedores de cultura, está vencido,
ou quase vencido, o primeiro passo para sentirem a importância, a necessidade e a
possibilidade de se apropriarem da leitura e da escrita. Estão alfabetizando-se,
politicamente falando.
Os participantes do "círculo de cultura", em diálogo sobre o objeto a ser conhecido e
sobre a representação da realidade a ser decodificada, respondem às questões
provocadas pelo coordenador do grupo, aprofundando suas leituras do mundo. O
debate que surge daí possibilita uma re-leitura da realidade de que pode resultar o
engajamento do alfabetizando em práticas políticas com vista à transformação da
sociedade.
Quê? Por quê? Como? Para quê? Por quem? Para quem? Contra quê? Contra
quem? A favor de quem? A favor de quê? - são perguntas que provocam os
alfabetizandos em torno da substantividade das coisas, da razão de ser delas, de
suas finalidades, do modo como se fazem, etc.
As atividades de alfabetização exigem a pesquisa do que Freire chama "universo
vocabular mínimo" entre os alfabetizandos. É trabalhando este universo que se
escolhem as palavras que farão parte do programa. Estas palavras , mais ou menos
dezessete, chamadas "palavras geradoras", devem ser palavras de grande riqueza
fonêmica e colocadas, necessariamente, em ordem crescente das menores para as
maiores dificuldades fonéticas, lidas dentro do contexto mais amplo da vida dos
alfabetizandos e da linguagem local, que por isso mesmo é também nacional.
A decodificação da palavra escrita, que vem em seguida à decodificação da situação
existencial codificada, compreende alguns passos que devem, rigorosamente se
suceder.
Tomemos a palavra TIJOLO, usada como a primeira palavra em Brasília, nos anos
60, escolhida por ser uma cidade em construção, para facilitar o entendimento do(a)
leitor (a).
1º.) Apresenta-se a palavra geradora "tijolo" inserida na representação de uma
situação concreta: homens trabalhando numa construção;
2º.) Escreve-se simplesmente a palavra
TIJOLO
3º.) Escreve-se a mesma palavra com as sílabas separadas:
TI - JO - LO
4º.) Apresenta-se a "família fonêmica" da primeira sílaba:
TA - TE - TI - TO - TU
5º.) Apresenta-se a "família fonêmica" da segunda sílaba:
JA - JE - JI - JO - JU
6º.) Apresenta-se a "família fonêmica" da terceira sílaba :
LA - LE - LI - LO - LU
7º.) Apresentam-se as "famílias fonêmicas" da palavra que está sendo decodificada:
TA - TE - TI - TO - TU
JA - JE - JI - JO - JU
LA - LE - LI - LO - LU
Este conjunto das "famílias fonêmicas" da palavra geradora foi denominado de "ficha
de descoberta" pois ele propicia ao alfabetizando juntar os "pedaços", isto é, fazer
dessas sílabas novas combinações fonêmicas que necessariamente devem formar
palavras da língua portuguesa.
8º.) Apresentam-se as vogais :
A - E - I - O - U .
Em síntese, no momento em que o(a) alfabetizando(a) consegue, articulando as
sílabas, formar palavras, ele ou ela, está alfabetizado (a). O processo requer,
evidentemente, aprofundamento, ou seja, a pós-alfabetização.
A eficácia e validade do "Método" consistem em partir da realidade do alfabetizando,
do que ele já conhece, do valor pragmático das coisas e fatos de sua vida cotidiana,
de suas situações existenciais. Respeitando o senso comum e dele partindo, Freire
propõe a sua superação.
O "Método" obedece às normas metodológicas e lingüísticas, mas vai além delas,
porque desafia o homem e a mulher que se alfabetizam a se apropriarem do código
escrito e a se politizarem, tendo uma visão de totalidade da linguagem e do mundo.
O "Método" nega a mera repetição alienada e alienante de frases, palavras e
sílabas, ao propor aos alfabetizandos "ler o mundo" e "ler a palavra", leituras, aliás,
como enfatiza Freire, indissociáveis. Daí ter vindo se posicionando contra as
cartilhas.
Em suma, o trabalho de Paulo Freire é mais do que um método que alfabetiza, é
uma ampla e profunda compreensão da educação que tem como cerne de suas
preocupações a sua natureza política.
Concluiria esta abordagem sobre o "Método Paulo Freire" dizendo que a
alfabetização do povo brasileiro - porque quando o criou jamais pensava que ele se
expandiria pelo mundo - era então, no bom sentido da palavra uma tática educativa
para atingir a estratégia necessária: a politização do povo brasileiro. Nesse sentido,
é revolucionário porque ele pode tirar da situação de submissão, de imersão e de
passividade aqueles e aquelas que ainda não conhecem a palavra escrita. A
revolução pensada por Freire não pressupõe uma inversão nos polos oprimidoopressor,
antes, pretende re-inventar, em comunhão, uma sociedade onde não haja
a exploração e a verticalidade do mando, onde não haja a exclusão ou a interdição
da leitura do mundo aos segmentos desprivilegiados da sociedade.
Paulo Freire esteve no exílio por quase dezesseis anos, exatamente porque
compreendeu a educação desta maneira e lutou para que um grande número de
brasileiros e brasileiras tivesse acesso a esse bem a eles negado secularmente: o
ato de ler a palavra lendo o mundo._

Nenhum comentário:

Postar um comentário